O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ilê Mulher

A visibilidade das integrantes do Ilê Mulher e a  participação da instituição em diversas atividades indicaram que os projetos e programas previstos pela associação deveriam ser estendidos também aos homens, visto que a carência de autoestima e de valorização da vida estava para além da questão de gênero, quando se tratava da população a margem da sociedade formal. Assim, a entidade passou a desenvolver oficinas, grupos de convivência, ações sociais voltadas para a população de baixa ou nenhuma renda, priorizando a população em situação de rua ou sobrevivência, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Ilê Mulher.

O SCFV Ilê Mulher para jovens e adultos de 18 a 59 anos foi instituído pela resolução nº 13 de 13 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Tem por foco o fortalecimento de vínculos e a oferta de espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, de modo a desenvolver competências de convivência familiar e comunitária.

A implementação deste serviço se dá pela necessidade do resgate de vínculos pela potencialização das particularidades de grupos e indivíduos, reinserção social e prática contínua no exercício da cidadania. Por conseguinte, assegurar à valorização desses indivíduos pelo resgate de suas culturas e vivências que contribuem com o desenvolvimento do sentimento de pertença e identidade.

O SCFV fica localizado na  Rua Santo Antônio, bairro Floresta , em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O horário de funcionamento ocorre de segunda à sexta, das 09h às 11h30 e das 13h às 17h. No espaço são ofertas as seguintes oficinas: Música, Rádio, Fotografia, Artes, Cidadania, Cine Ilê,  Inclusão digital e Capoeira.  Para mais informações: 51 3574-0591.