Ilê Mulher lança curta-metragem: “O caminho dos Peregrinos”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Ilê Mulher para a população adulta em situação de rua lançou no dia 14 de dezembro de 2017, o curta-metragem “O caminho dos Peregrinos”. O evento ocorreu às 10h, no cinema do Sindibancários, localizado na rua R. General Câmara, 424 – Centro de Porto Alegre.

O Vídeo possui cerca de 20min de duração e contou com a participação de mais de 40 usuários no seu processo de elaboração. A produção audiovisual é o resultado de uma construção coletiva entre as oficinas ofertadas pelo (SCFV) – Ilê Mulher.

O curta tem como narrativa as histórias vivenciadas pela população adulta em situação de rua de Porto Alegre, por meio de depoimentos que retratam as percepções de mundo dentro das suas historicidades, andanças e particularidades. O documentário se propõe a mostrar que os peregrinos são produtores de sua própria jornada e agentes políticos capazes de analisar, expor e sugerir mudanças dentro da sua realidade.

A construção do curta se deu no esboço das atividades desenvolvidas em 2016, na oficina de teatro conduzia pela oficineira Vika Schabback, tendo um resgate e consolidação em 2017, na oficina de cidadania com o acompanhamento da educadora social Cristiane Pires, da assistente social Vanessa Ribeiro e na oficina de vídeo por meio da captação, edição e montagem com a condução do oficineiro Gabriel Barcellos.

Após a  exibição do curta, o público pode interagir com a roda de conversa formada pelos oficinandos, organizadores do evento e com a convidada especial Vika Schabbach (ex-oficineira de teatro do SCFV). Confira o vídeo: