Arroio do Sal

Mulheres no Rádio – Ilê Mulher no Litoral

A Associação Ilê Mulher ampliou a sua atuação para o município litorâneo de Arroio do Sal no ano de 2013, durante a gestão da presidente da Associação Rosmari Castilhos, que retoma a sua atuação na Rádio Comunitária Tupancy, com um programa semanal chamado Sala de Bate-Papo. O programa desde a sua constituição, recebe convidados para tratar de temas relevantes para a comunidade através de um olhar feminista. Além disso, o Sala de Bate-Papo possui uma grade musical prioritariamente brasileira e latina. O programa acontece ao vivo, todos os sábados,  das 10h às 12hs.

Na beira do Arroio, nascem os projetos 

Através da voz ativa da Rosmari Castilhos nas ondas do rádio a Associação Ilê Mulher estabelece sua sede no centro do município, próximo ao Arroio, que dá nome a cidade e passa a propor projetos e atividades em parceria com as escolas, associações e clubes de mães de todas as praias e balneários abarcados pelo município. Em 2013, a entidade passa a realizar oficinas de rádio destinadas a jovens e adolescentes, com o objetivo de desenvolver programetes com temáticas das juventudes. Em 2014, nasce o Grupo de Dança Afro Ilê Odara, formado por mulheres (jovens e adultas) que buscavam na dança um tempo para si e um espaço de aprendizado sobre a cultura afrobrasileira que também integra a cultura pesqueira de Arroio do Sal. Concomitante a estes projetos, a Associação Ilê Mulher se insere na Economia Solidária protagonizada pelos clubes de mães da cidade e passa a oferecer oficinas de artesanato na sede do Ilê. Além disso, passa a integrar os debates políticos da cidade fomentando mais mulheres a pautarem suas necessidades de transporte, trabalho e educação como políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da comunidade.

Hoje a Associação Ilê Mulher – Arroio do Sal é formada por um grupo de mulheres que compartilham saberes e experiências, circulando a palavra, ensinam umas as outras técnicas de pintura, arte em tecido, costura, colagem e etc. Realizam feiras, rodas de conversa, danças circulares, oficinas e integram a agenda cultural do litoral. Além de compor o Conselho Municipal de Assistência Social.

 

Facebook
Instagram
YouTube
Email